Zonas/Áreas
Áreas ou zonas sao usadas para tudo q eh tipo de coisa no GTA2, partindo de simples pontos de ônibus e semáforos ate estaçoes complexas de metrô e áreas de gang (ambos serao explicados na área de GTA2 Scripting e GTA2 Mapping & Scripting). Há 17 tipos diferentes de zonas.
Criando uma zona
Normalmente, vc pode criar uma zona selecionando a área na qual vc qr a zona e ir em Edit > Zones > Add selection. No entanto, isso faz o Editor travar em varios sistemas operacionais (OS) modernos, como o Windows XP.
Zonas sao mto importantes, entao para consertar esse problema vc precisa adicionar zonas de um jeito diferente. Vc pode usar adicionadores/editores separados de zonas ou usar zonas de outra fase. O download do Map0 zonefix contem um mapa vazio com 175 zonas. Essas zonas podem ser alteradas indo em View > World View (o mesmo que clicar com o botao direito do mouse no minimapa e clicar em World View) e selecionando "Edit zones". Use o Map0 pra criar seu mapa nele, ou simplesmente copie e cole seu mapa inteiro no Map0
Zona "General purpose"
Zonas "general purpose" ou "sem proposito" sao simples zonas para as quais vc da um nome e vc pode referir a elas no seu script.
Zonas "Navigation"
Zonas "navigation" ou de navegaçao sao usadas pra dar um nome a área q vai ser mostrada no jogo. Se vc der a area de navegaçao um codigo especial, o jogo usará os nomes de areas usadas nos arquivos GXT. Isso vai ser explicado no tutorial de textos/falas.
Se vc sobrepor zonas, a menor zona vai ter prioridade. Zonas de mesmo tamanho nao se sobreporão.
Zonas "traffic light"
Zonas "traffic light" ou de semaforo sao, como o nome diz, usadas pra criar semaforos. Semaforos apenas funcionam corretamente em junçoes validas. O jogo ira criar um semaforo pra guiar seguramente os carros. Vc tem q criar os postes vc mesmo, ou o semaforo vai flutuar no ar!
Zonas "police station"
Zonas "police station" ou estaçao de policia sao areas onde a policia aparecerá mais comumente e mais rapido qdo vc tem um nível de procurado
Zonas "fire station"
Zonas fire station ou estaçao de bombeiros sao areas onde os Fire Trucks/Caminhoes de Bombeiro aparecerao mais rapido no caso de algum carro q explodiu e ficou pegando fogo.
Zonas "Hospital"
Zonas "Hospital" ou Hospitais sao zonas onde os Medicars/Ambulancias aparecerao mais rapido em caso de emergencia/mtas pessoas mortas.
Zonas "Railway Station (Platform)"
Zonas "Railway Station Platform" ou plataformas de trem cria uma plataforma onde viajantes esperam pelo trem. Em posts futuros o tema "trem/metrô" sera visto mais a fundo.
Zonas "Bus Stop (Platform)"
Zonas "Bus stop" ou pontos de ônibus criam um ponto de onibus onde os viajantes esperam o onibus. Zonas bus stop devem ter um tamanho de 1x2 blocos e cobrir calçada diretamente a frente da rua. Ônibus nao tem uma rota definida: eles apenas aparecem perto dos pontos de onibus qdo o jogador está perto dele e eles param a cada ponto de onibus q eles encontram
Zonas "General Trigger"
Zonas "general trigger" ou 'programaçao' geral marcam o ponto de começo de algo programado de proposito geral no script. Elas sao usadas pra começar certos eventos no script qdo o jogador entra nessa zona
Zona "Information"
Zonas "Information" ou zonas de informaçao sao usadas pra determinar o tanto de veiculos e pedestres na área.
Zonas "Railway Station Entry/Exit/Stop Point"
Mais sobre elas em posts futuros sobre criar um metro/trem
Zonas "Gang"
Elas sao usadas para criar gangs, mais sobre elas mais tarde.
Zonas "Local Navigation"
Zonas "Local navigation" ou zonas de navegaçao local sao quase identicas a Zonas de Navegação, mas cobrem uma área menor e sao priorizadas quando elas sobrepoem uma Zona de Navegaçao normal.
Zonas "Restart zone"
As "Restart zones" sao localizaçoes onde o jogador reaparece qdo ele eh morto (Wasted). Toda fase deve ter no minimo uma restart zone. O jogador irá reaparecer no centro dessa zona.
Zonas "Arrest restart"
Uma zona Arrest Restart eh uma localizaçao onde o jogador sera jogado de um Cop Car depois de ser preso (Busted). Zonas arrest restart devem ter o tamanho de 1x1 bloco e ser posicionadas numa rua. Se uma fase contem restart zones mas nao contem arrest restart zones, os jogadores reaparecerao nas restart zones mesmo.
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