sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Criando ruas

Já que o jogo é chamado Grand Theft Auto (Grande Assalto de Carros), nós definitivamente precisamos de ruas.

Criando a estrada


Primeiro, a gente precisa criar a rua em si com os tiles. Quando vc vai pro tile 756 no Tile Selector, vc vai notar que ele é a metade de uma rua. Então use-o para criar uma metade da rua no chão. Vc não precisa selecionar nada, já que vc está desenhandoa rua diretamente em uma superfície já existente. Pra fazer o outro lado da rua, vc tem q espelhar o tile usando os botões no canto inferior direito do tile selector. O primeiro botão gira o tile, e os outros espelham o tile vertical ou horizontalmente. Agora crie uma outra rua na outra direção entao a rua tem uma curva. A rua deve se parecer com isso:

Criando uma rua

A curva em si pode ser feita com os tiles 742, 745 e 746. Vc tem q girá-los e espelhá-los várias vezes para deixá-los na posição certa para usar.



Para fazer o pequeno ciclo de ruas completo, vc precisa conectar o começo e o fim da rua. O GTa2 não consegue lidar com ruas-sem-saída e os carros de pedestres não conseguem dar a volta na rua. É por isso que todas as ruas no GTa2 consistem de círculos.

Uma rua completa

Adicionando "setas de rua"


Sua rua deve parecer com uma rua, mas na verdade é ainda "calçada", o que significa que os pedestres andarão nela, e não os carros. Para resolver isso, vc tem q selecionar uma parte da rua e selecionar "road" na Block Info. Quando vc ve a rua no modo tipo de bloco agora, vc vai ver q a rua é preta e tem pequenas setas verdes nela. O Editor tenta colocar as direções mais lógicas. Se elas não estão corretas, vc pode mudá-las selecionando os blocos com setas erradas e marcar as caixas abaixo de Arrow, Green.






U:Up/Norte/Cima
D:Down/Sul/Baixo
R:Right/Leste/Direita
L:Left/Oeste/Esquerda


Selecione toda a rua e clique em Road (não selecione o canto superior esquerdo e arraste até o inferior direito, ou o jardim e a calçada vão se tornar rua também, vá selecionando a rua por partes). No modo tipo de bloco (Block Type Mode), o mapa vai parecer com isso:

Rua no Block Type Mode

As setas nas esquinas não estarão corretas, então vc tera que arrumá-las manualmente selecionando as setas erradas e clicando nas setas corretas em Arrow, Green. Imagine o caminho dos veículos como uma esteira: o carro seguirá a seta. Quando ele dirige de um caminho para outro caminho em outra direção, ele vai virar e seguir o novo caminho. As ruas apenas precisam de mais de uma seta em cruzamentos, não em esquinas. Veja esse screenshot de antes-depois como um exemplo:



Corrija todas as curvas para completar sua primeira rua.

Para fazer cruzamentos, às vezes vc precisa por mais de uma seta em um bloco. O screenshot abaixo mostra alguns cruzamentos simples. Cruzamentos maiores podem parecer complexos, mas funcionam exatamente do mesmo jeito



Notas



  • Quando um carro escolhe entre dirigir em frente ou virar, ele sempre irá pra frente, a menos que o cruzamento tenha um semáforo. Mais sobre semáforos em posts futuros.

  • Tenha certeza que há espaço suficiente perto da rua, como uma calçada. Isso deixa que o tráfego pesado consiga passar, então os jogadores não ficam presos. Isso é ainda mais importante em esquinas, porque os veículos precisam de espaço para virar.

  • As setas vermelhas são para caminhos para missões, mas não são usadas.

  • A linha através de alguns tiles de ruas fazem os carros pararem por um momento antes de andarem pelo cruzamento.

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