sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Collision info/Informação de colisao

A maioria das paredes no GTA2 sao solidas, o q significa q vc nao pode andar por elas. Ainda assim, vc provavelmente ira querer criar tiles q nao sao solidos, como postes de rua/"apoiador" de semáforo, e parcialmente sólidos, como cercas (nas quais vc pode atirar por elas). Vc pode fazer isso ajustando a "Collision info" (informação da colisao) dos tiles. Cada tile tem tres opçoes de colisao:


  • None/Nenhuma - Não sólidos, qqr coisa pode passar por esse tile.

  • Wall/Semi-solido - Parcialmente sólidos, apenas balas podem passar por esse tile.

  • Wall + Bullet/Sólido - Completamente sólido, nada pode passar por esse tile.


A collision info pode ser mudada clicando com o lado direito do mouse no tile selector:



Vc pode ver a area de trabalho no modo collision info apertando "3" (nao pode ser o do NumPad). Ela se parecerá com isso:




  • Preto - None (mas tiles horizontais e diagonais tbm sao pretos, porem nao significa q a collision deles eh "none")

  • Cinza - Wall

  • Verde - Wall + Bullet



As vezes os tiles tem collision info erradas qdo vc cria um mapa novo, entao eh importante checar seu mapa procurando por tiles nao solidos. Na img acima a porta do predio eh preta, portanto o jogador pode passar por ela e isso deve ser corrigido. A cerca eh cinza, o q significa q os jogadores podem atirar por ela.

Notas



  • Vc pode usar a collision info pra criar alguns efeitos legais. Eh uma boa ideia colocar "wall" pras suas cercas, ae os jogadores podem atirar por elas. Pequenos detalhes como postes de luz e apoio pra semáforo são frequentemente "none", pra preveni-los de bater neles estranhamente

  • O preto no modo collision info nao eh sempre "none": tbm pode ser tiles horizontais ou verticais!

  • Pilares e blocos de meio tamanho sao sempre nao solidos, mas há um objeto especial "TOWER" q vc coloca no seu Script (mais sobre scripts dps) pra fazer os pilares parecerem solidos

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