Script principal
Primeiro post na categoria GTA2 Scripting, onde vcs aprenderao sobre o Script do GTA2 =D
Script principal
Toda fase de GTA2 precisa de seu proprio script pra rodar. Os scripts sao vistos como os arquivos *.scr na pasta [...]\GTA2\data
LEVELSTART e LEVELEND
Antes de vc poder começar a fazer um script pro seu novo mapa, vc deve primeiro entender como eles funcionam. Os scripts de GTA2 sao divididos em duas partes: a parte de "declaraçao" e a parte de "programaçao". Essas partes sao separadas uma da outra com o comando LEVELSTART: td antes desse comando eh a parte de declaraçao, e td dps dele eh a parte de programaçao. Já q há um comando LEVELSTART, entao tbm deve ter um comando LEVELEND. Esse comando vai no finzim do script.
Entao a base de todo script deve se parecer com isso:
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Esse script ainda eh inutil, pq a gente nao tem um "carinha" pra controlar no jogo. Entao a proxima coisa a fazer no script eh um "Playerped". Isso eh feito com esse comando:
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Nome: | O nome no script do playerped. Tudo q vc cria no script precisa de um nome unico, entao vc pode referir a essa coisa dps. Tenha certeza q vc da um nome reconhecivel a tudo, entao vc pode facilmente achá-lo qdo seu mapa começa a ficar grande | ||||||||||||||||||||||||||
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( X.x , Y.y , Z.z ): | As coordenadas nas quais o playerped aparece no começo do jogo. As coordenadas podem ser achadas selecionando um bloco no map editor e vendo o canto inferior direito do editor. Lembre-se que as coordenadas de dentro de um bloco sao mostradas. Entao, qdo vc clica num bloco no chao, o bloco abaixo do nível do chao vai ser selecionado. Usar essas coordenadas significa q o playerped vai aparecer abaixo do chao! As coordenadas X e Y tambem tem uma divergência de 0.5. Se vc qr seu playerped em 91, 84, 2, suas coordenadas serão ( 91.5 , 84.5 , 2.0 ) . | ||||||||||||||||||||||||||
Remap: | O remap eh a aparencia do playerped. Todo remap tem um numero, q sao listados abaixo. |
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Rotação: | A direçao q o playerped deve estar virado, em graus de 0 a 359. 0 é o Sul (veja o compasso ao lado) |
Esse eh um comando de declaraçao, portanto vem antes do LEVELSTART. Esse eh um dos primeirissimos comandos q vc coloca no seu script
Exemplo
Se vc qr um playerped padrao nas coordenadas ( 91.5 , 84.5 , 2.0 ), olhando pro leste, o comando vai se parecer com isso:
PLAYER_PED player1 = ( 91.5 , 84.5 , 2.0 ) 25 90
Qdo colocado no script, ele se parecerá com isso:
PLAYER_PED player1 = ( 91.5 , 84.5 , 2.0 ) 25 90
LEVELSTART
LEVELEND
"Declare" e "Set"
O comando
PLAYER_PED
é um comando chamado de "comando declare & set", o q significa q ele cria e coloca o playerped ao mesmo tempo no começo do jogo. No entanto, vc pode querer criar no meio do jogo ao inves de no começo. Pra fazer isso, vc tem q usar comandos separados de "declare" (declara o que vai ser criado) e "set" (que coloca o objeto no meio do jogo no lugar definido)Isso nao eh possivel com o comando PLAYER_PED (pq vc nao pode criar mais jogadores no meio do jogo), entao nesse tutorial a gente usa o comando CHAR_DATA, q eh usado pra criar alguns chars (esse tema será mais aprofundado em posts futuros)
Declare & set
Um comando declare & set padrao deve se parecer com isso:
CHAR_DATA ped1 = ( 126.5 , 112.5 , 2.0 ) 21 270 DUMMY
Esse comando eh usado pra criar um pedestre no começo do jogo. O comando vai antes do LEVELSTART
Set
Se vc qr criar o pedestre no meio do jogo, por exemplo, durante uma missao, vc tem q usar esse comando:
ped1 = CREATE_CHAR ( 126.5 , 112.5 , 2.0 ) 21 270 DUMMY END
Esse comando "set" deve ser posicionado onde vc qr q o script coloque o pedestre, num IF (explicado em posts [bem] futuros), por exemplo. Ele tem q ser dps do LEVELSTART!
Declare
Se vc usa um comando set, vc tbm precisa "declarar" o pedestre com um comando "declare". Ele diz ao script para reservar "espaço" pra um pedestre q sera criado depois. Um comando "declare" se parece com isso:
CHAR_DATA ped1
Como vc vê, eh um comando mto curto. A única coisa q vc tem q adicionar eh o nome (nesse caso "ped1"), q tem q combinar com o nome no comando "set". Os comandos "declare" tem q ser antes do levelstart.
Adicionando notas ao script
Seu script eh mto basico no momento, mas qdo ele ficar maior e mais complexo vc pode querer colocar notas para nao se confundir no meio de tantas linhas de codigo. Pra prevenir o compilador de ver suas notas (o q causaria o compilador a dar um erro), vc tem q usar /*, */ e //.
Tudo numa linha dps do // sera ignorado pelo compilador. Texto numa nova linha (dps de um enter) será compilado d nv. Esse método eh mto util pra adicionar notas simples dps de um comando
Tudo entre /* e */ tbm será ignorado, mas isso inclui novas linhas. Esse método pode ser usado pra adicionar multiplas linhas de notas ou pra (temporariamente) desativar grandes partes de código.
Exemplos
PLAYER_PED player1 = ( 91.5 , 84.5 , 2.0 ) 25 90
//PLAYER_PED player1 = ( 87.5 , 84.5 , 2.0 ) 25 180 //Possível alternativa de ponto de início
LEVELSTART
/*Um monte de código vai ser adicionado aqui mais tarde.
Por enquanto ainda está vazio*/
LEVELSTART
Remaps
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