sábado, 5 de setembro de 2009

Água e animações

Nesse tutorial, a gente vai adicionar água e algumas animaçoes para nosso mapa. Água e animações parecem ser uma estranha combinaçao. No entanto, água é na verdade apenas uma animação com uma função extra.

Água


Primeiro, temos que decidir onde a gente quer criar a água. Ache um bom lugar para um rio e tenha certeza que parte dele passa pela rua, então a gente pode criar uma ponte lá depois. Selecione a área que vc qr mudar para rio e entao aperte Shift+Del para deletá-la. Vc vai ver a água abaixo do chao, pq a água está presente por padrão em um novo mapa (se não, ou se vc qr criar água em algum outro lugar, vc pode o fazer com o tile 608).



Preencha as paredes com algum tile adequado.



Animações


Agora a gente tem um rio. Se a gente colocasse esse mapa no jogo, vc nao ia afundar/afogar se vc cair na água. Vc ia ficar preso na água sem poder se mover. Isso é pq a água não é animada ainda: ela ainda eh uma imagem

Vá em Edit > Animation. Uma janela vai aparecer:



Nessa janela, vc pode criar novas animações. Clique em "New". Agora ache o tile 608 na barra na metade de baixo da tela e clique duas vezes no tile. O tile vai aparecer no campo ao topo da janela, que mostra os tiles da nova animação. Clique duas vezes em todos os tiles que vc qr na animaçao. Para a água, os tiles são do 608 ao 619. Se vc colocar um tile errado, vc pode selecioná-lo na camada do topo e removê-lo clicando em "Del".

Quando vc selecionou todos os tiles, a janela deve se parecer com isso:



No canto superior direito da janela, vc vai ver uma imagem mostrando a animação. aperte "Play" para mostrar a atual animação. Vc pode mudar a velocidade da animação com "Frame Rate". A velocidade padrão de animação de água é 2. Abaixo disso, vc vai ver "Repeat", que é usado para definir quantas vezes a animação deve ser reproduzida. Para fazer ela repitir infinitamente, como a água deveria, deixe isso como "0"

É importante saber que "Base" é o tile base: apenas esse tile q faz a animação, e os outros tiles usados na animação não.

Clique em "OK" para salvar a animação. A água agora é animada. Vc pode tbm afundar/afogar nela agora, pq os tiles usados sao marcados como "água" no arquivo *.sty. É claro, vc nao vai afundar em outras animações.

Notas



  • A água dá variação ao seu mapa. Quando designada propriamente, ela vai fazer seu mapa menos chato

  • A água é uma boa "borda natural" que vc pode usar como a "beira" do seu mapa.
  • Animações são bons detalhes que vc pode adicionar pro seu mapa. Exemplos de animações que vc pode adicionar ao seu mapa são os tiles 394, 395, 396, 397, 398 e 399.

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