sábado, 24 de outubro de 2009

COUNTERs

Os COUNTERs são vitais p/ scripts complexos, mas eles sao muito faceis pra se trabalhar. Como o nome sugere, o COUNTER simplesmente "conta": ele mantem o controle de valores. Vc pode usá-los como o contador de alguma coisa aparecendo na tela ou como um simples "liga/desliga" de um IF ou WHILE.

COUNTER


Pra usar um COUNTER vc primeiro precisa declará-lo antes do LEVELSTART. Isso eh feito com o comando:



COUNTER nome


Isso cria um COUNTER com o valor 0. Vc pode aumentar esse valor extendendo o comando:



COUNTER nome = valor


Note q os COUNTERs nao podem ter um valor menor que -32768 nem maior que 32767 e esses valores devem ser inteiros.

SAVED_COUNTERs


Os SAVED_COUNTERs funcionam do mesmo jeito que os COUNTERs, com a diferença de q os SAVED_COUNTERs tem seu valor salvo quando o jogo eh salvo. Os COUNTERs normais terão seu valor voltados ao normal quando o jogo eh salvo e recarregado

SET


Pra mudar um counter no meio do jogo, vc tem q usar o seguinte comando dps do LEVELSTART:



SET nome = novo_valor


O novo valor pode ser um número normal ou uma das seguintes expressoes:



SET nome = counter2
SET nome = ( counter2 + counter3 )
SET nome = ( counter2 - counter3 )
SET nome = ( counter2 * counter3 )
SET nome = ( counter2 / counter3 )
SET nome = ( counter2 + valor )
SET nome = ( counter2 - valor )
SET nome = ( counter2 * valor )
SET nome = ( counter2 / valor )


Usando um COUNTER dentro de um IF


Normalmente os COUNTERs sao usados como a expressao p/ um IF. Usando um IF, vc pode ativar certo comando qdo o COUNTER atinge certo valor. Geralmente esse valor eh 1, o que significa q o COUNTER atua como um simples "liga/desliga" (no qual 1 eh "ligado/verdadeiro" e 0 eh "desligado/falso")



COUNTER counter1
COUNTER counter2 = 3

LEVELSTART

IF ( counter1 = 1 ) //Se o counter1 esta com o valor 1...
SET counter2 = 5 //Dê ao counter2 o valor 5
ENDIF

LEVELEND


Vc tbm pode usar varias comparaçoes entre outros COUNTERs pra usar como expressao:



IF ( counter1 < valor ) //Se o counter1 eh menor q tal valor...
IF ( counter1 < counter2 ) //Se o counter1 eh menor q counter2...
IF ( counter1 > valor ) //Se o counter1 eh maior q tal valor...
IF ( counter1 > counter2 ) //Se o counter1 eh maior q counter2...
IF ( counter1 = valor ) //Se o counter1 eh igual a tal valor...
IF ( counter1 = counter2 ) //Se o counter1 eh igual ao counter2...

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