terça-feira, 4 de agosto de 2009

configurações importantes do map editor e problemas com sistemas operacionais novos.

Configuraçoes importantes do Editor


eh essencial ter certeza q vc configurou corretamente o GTA2 Map Editor. Algumas dessas configuraçoes sao necessarias ate para usar o editor, enquanto outras servem pra salvar horas de trabalho se o Editor travar.

Quando vc abre o editor pela primeira vez, ele fala "Cannot open style file" (nao pôde abrir o arquivo *.sty) e manda vc selecionar o arquivo correto. Isso significa q vc tem q direcionar o programa às texturas (=tiles) do GTA2. Esses tiles podem ser encontrados na pasta "data" do jogo (<...>\Rockstar Games\GTA2\data). Vc pode escolher 4 arquivos *.sty:


  • wil.sty = Downtown District/1ª fase

  • ste.sty = Residential District/2ª fase

  • bil.sty = Industrial District/3ª fase

  • fstyle.sty = Outras texturas (não pode ser aberto no editor)



Entao, se vc quiser criar um mapa com as texturas da primeira fase, escolha 'wil.sty'. Se essa janela nao aparecer na primeira vez q vc abrir o Editor, vc pode fazer isso manualmente em Tools>Settings>Startup>Style files. Vc tbm pode mudar essa configuraçao qdo vc qr fazer outro mapa com outras texturas

A segunda coisa q vc deve fazer antes de começar a fazer seu mapa eh configurar a funçao de auto-salvar. O Editor pode ser um programa instável e travar algumas vezes. O autosave (funçao de auto-salvar) irá salvar um monte de trabalho quando isso acontecer! Ele pode ser configurado em tools>Settings>Startup. No canto superior direito dessa tela vc vai achar "Autosave" e "Backups". Autosave eh o numero de minutos q vao passar antes de um backup ser feito e Backup eh o numero de copias q vao ser feitas. Qdo ele faz tdos os backups, o mais velho vai ser substituido com um novo.

Problemas com sistemas operacionais novos


O GTA2 Map Editor tem alguns problemas conhecidos qdo eh rodado em sistemas operacionais novos como o Windows XP ou Vista.

Problema do tile selector


O problema mais conhecido eh q os tiles nao serao mostrados no Tile Selector ate eles serem selecionados. Nao tem como consertar esse problema, portanto vc vai ter q acostumar a usar o Editor assim. Qdo vc passa algum tempo fazendo mapas pro GTA2, a posiçao de alguns tiles vai ficar familiar.

Top Down View (visao de cima)


A Top Down View (visão de cima) (View>Top Down View) não funciona no Windows XP (dependendo da versao funciona, por exemplo Windows XP SP2). Essa funçao eh usada pra criar imagens de cima do seu mapa, mas nao eh realmente necessaria.

Colocando Áreas/Zonas


O maior problema ocorre qdo vc vai colocar uma área/zona (p.ex.: Omnitron na primeira fase, Caymen na segunda e Escobar na terceira) no mapa usando Windows XP ou Vista, o q faz o Editor travar. Isso pode ser concertado usando zonas ja existentes e editando-as. O Download do Map0 (assim como o download do Map Editor, pra baixar o Map0 vc precisa de um cadastro no GTAForum.nl para poder baixá-lo)consiste de um mapa vazio com 175 áreas/zonas, q podem ser mudadas de qqr jeito q vc queira. Outra maneira eh usar o GTA2 Zone Editor para adicionar e editar areas/zonas.

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